Estudos e pesquisas comprovam que as fazes de planejamento e orçamento devem ser criteriosamente executadas resultando assim em uma obra com excelente custo-benefício. Orçar é prever o custo de uma obra antes de sua execução.
O orçamento é o resultado do levantamento dos serviços previstos, levando-se em conta os trabalhadores e os materiais necessários para execução de uma obra. Não podemos esquecer de considerar todos os encargos sociais, seguros, impostos, taxas, etc.
O custo de uma obra é o valor correspondente à soma dos gastos necessários para sua execução. O cálculo do orçamento de uma obra dependente da experiência, confiabilidade, eficiência, rapidez e principalmente de projetos detalhados e completos.
Quando se inicia uma obra, o ideal é saber exatamente quanto tempo os trabalhos vão durar e, consequentemente, quando vão acabar. Por isso, é importante planejar com detalhes os serviços que serão executados em todas as fases de execução da obra.
O resultado desse planejamento é o cronograma da obra. Esse registro expressa visualmente a programação das atividades que serão realizadas durante a construção.