Os sistemas de proteção contra incêndios podem salvar vidas e conter os danos sofridos por um edifício durante um incêndio. Eles também são uma exigência legal de acordo com a NBR 6479 para aplicações em aberturas e passagens de tubulações plásticas.
Os sistemas de proteção contra incêndios passivos foram concebidos para travar o avanço das chamas, fumaça e gases tóxicos num incêndio. Eles vedam os espaços nas paredes, tetos e pavimentos resultantes de penetrações de tubos, cabos e juntas em áreas corta-fogo.
Portanto, é importante incluir uma proteção contra incêndios passiva – sistemas antifogo – em qualquer projeto de construção, desde o início de um projeto.
COMO PROJETAR UM SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS EFICIENTE
Os sistemas de proteção contra incêndios passivos foram concebidos para evitar que chamas, fumaça e gases tóxicos se espalhem por um edifício através de vãos em paredes, tetos e pavimentos corta-fogo.
Se houver uma fuga num desses espaços, o sistema de proteção contra incêndios já não é eficiente.
Por isso, durante a concepção de sistemas de proteção contra incêndios é importante usar várias soluções antifogo e não apenas um produto. Isso irá ajudá-lo a:
Garantir que todos os intervalos numa área corta-fogo estão tapados e que essas penetrações funcionam em conjunto para travar o avanço do fogo.
Encontrar produtos antifogo, adaptáveis a um vasto leque de tamanhos e formas de cabos, tubos, juntas e furos de penetração.